Tanuki (タヌキ 狸)
O Tanuki faz parte da mitologia japonesa desde tempos antigos. Ele é uma criatura mística, travessa e alegre, mestre no disfarce e na troca de formas.
Tem como principal característica a predileção por sake e é frequentemente retratado, com uma garrafa em uma mão e uma nota promissória na outra – uma conta que ele nunca paga – e sempre usando chapéu. Tem uma barriga enorme e vive sentado sobre seus testículos gigantesco. Até hoje suas estátuas podem ser vistas especialmente do lado de fora de restaurantes e bares japoneses para atrair clientes.
Nas lendas mais antigas, a identificação do Tanuki era incerta. Era referido à animais como itachi (doninha), ten (marta), musasabi (esquilo voador) ou o próprio Tanuki. Uma definição mais precisa do termo ”Tanuki” ocorreu a partir da Era Edo (1603–1868), quando acabaram por identificá-lo com o texugo japonês.
O Tanuki na verdade é um animal brincalhão, suas ações poderiam ser consideradas divertidas, ao invés de cruéis como as lendas da raposa “Kitsune”.
A principal crença em torno do Tanuki é a sua capacidade de mudar de forma, transformando-se, na maior parte dos casos, em homens. Contudo, o Tanuki, geralmente, não obtém tanto sucesso na execução de seus planos, como ocorre com as Kitsunes. Como exemplo, acredita-se que por gostar tanto de sake, ao sentir seu cheiro, o Tanuki esquece-se de seu disfarce e levanta o rabo, revelando sua verdadeira identidade.
Uma de suas histórias mais conhecidas é Bunbuku Chagama (“Chaleira que espalha felicidade”), na qual um Tanuki liberto de uma armadilha retribui a gentileza a seu salvador.
A história popular, Kachi Kachi Yama “A montanha kachikachi”, constitui um dos raros exemplos em que se enfatiza o lado cruel do Tanuki, que serve a um homem, uma sopa feita com o corpo da esposa deste. Este aspecto cruel estaria relacionado com a origem de sua lenda que provém da China. Os japoneses cultivam o lado mais traquino do Tanuki, procurando ignorar o lado bárbaro de suas lendas, que, no entanto, são poucas as que retratam um Tanuki “cruel”.
O Tanuki também aparece em muitas expressões da língua japonesa como Tanuki Oyaji (velho astuto) e Tanuki Neiri (sono fingido), por conta do costume desses animais, os texugos, de fingir-se de morto ou adormecido quando surpreendido.
Tanuki “A Imagem da sorte”
Acredita-se que a imagem do Tanuki traz sorte em oito ou nove áreas diferentes:
• O chapéu simboliza “proteção” contra os elementos da natureza, cuidado e atenção
• Os olhos representam o olhar de adequada atenção e “cuidado sobre as coisas”
• O rosto apresenta um sorriso “sincero amigável”
• A barriga protuberante representa “fartura” e forte determinação
• O Tokkuri (garrafa de sake) representa “graça pessoal”
• A nota promissória representa “confiança”
• O saco de dinheiro, “fortuna econômica”
• O rabo sugere que a sorte vem de ficar “em pé firme e orgulhoso”
• Os testículos representa a “fertilidade”.