Há mais um século a população de Dois Córregos, interior de São Paulo, vivem com medo por causa de um morto-vivo chamado Unhudo defensor da natureza que vou contar um pouco agora para vocês.
Unhudo como diz a lenda era um coronel e fazendeiro que gostava muito de proteger a as plantas principalmente jabuticabeiras e orquídeas e os animais e ele tinha muito medo de morrer e quando ele morreu a alma não conseguia se desprender do corpo e o corpo enterrado foi crescendo os cabelos as unhas e dai o apelido unhudo e um dia a alma desse coronel desenterrou o corpo e entrou dentro dele e trouxe esse corpo a vida então a partir dai ele começou a viver na mata da Pedra Branca nas margens do rio Tietê em Dois Córregos defendendo a natureza de pessoas que irem nessa mata para colher jabuticabas silvestres e orquídeas.
A aparência do Unhudo é a seguinte: roupas rasgadas, só pele e osso, unhas e cabelos grandes e chapéu de palha com as pontas já desfiadas por velhice.
Dizem que muitas pessoas já viram e já sofreram ataque do Unhudo e também que quando um boiadeiro passa com a boiada pela Pedra Branca o Unhudo se esconde atrás de um tronco de árvore e tudo o que o boiadeiro fala o Unhudo repete, por exemplo o boiadeiro fala "Oh! Boi!" o Unhudo repetia "Oh! Boi!" como se fosse um eco.